Seja um investigador de si mesmo!

Seja um investigador de si mesmo!

Olá, pessoal! Tudo bem?

✅ No post de hoje, vamos conversar sobre a importância do autoconhecimento e da tomada de consciência para o nosso processo de mudança. Vou compartilhar como comecei meu processo de autoconhecimento de forma mais estruturada, além de sugerir algumas atividades que podem ajudar no processo de vocês.

O autoconhecimento é tão importante mesmo?

O autoconhecimento é realmente muito importante! Eu costumo dizer que ele é a mola propulsora para o nosso processo de desenvolvimento e transformação. Portanto, o desenvolvimento é antecedido pela tomada de consciência. Ou seja, para que eu possa me desenvolver, primeiro eu preciso estar consciente de que algo não me agrada ou não agrada outras pessoas.

Então, eu vou olhar para isso e pensar:

  • O que eu quero fazer com essa informação, com esse feedback que recebi?
  • Isso realmente é algo que precisa ser mudado?
  • Eu desejo mudar?

Além de mudar, eu também posso potencializar uma determinada habilidade, pois muitas pessoas têm talentos, mas acreditam que o seu talento é algo comum, uma habilidade que todo mundo possui. Quando tomam consciência de que esse talento é realmente um diferencial, passam a valorizar mais suas características e inclusive a potencializá-las. Isso se reflete positivamente em sua vida pessoal e profissional.

No blog Psicólogos Berrini, foi destacada a importância do autoconhecimento, conforme abaixo:

“Quando não nos conhecemos, ficamos perdidos diante da vida e dos desafios que enfrentamos. Conhecer nossas emoções, temores, limites e habilidades é fundamental tanto para a saúde psicológica, quanto para o crescimento pessoal e profissional.

Conhecer a si mesmo é um grande desafio em um mundo conturbado e repleto de informações como o nosso – um mundo que também nos gera muita ansiedade. Na era do conhecimento, acumulamos informações técnicas e que se destinam ao exercício de nossas vidas profissionais.

 Buscamos conhecer mais o tempo todo, por diversos motivos. Ter conhecimento nos confere poder, status, representatividade e alimenta o ego. O curioso é que é na busca e sede de conhecimento, negligenciamos o autoconhecimento.”

O 1º passo é a tomada de consciência!

Essa tomada de consciência pode surgir de várias maneiras, autoanálise, feedbacks, uma avaliação comportamental, terapias, espiritualidade, análise de alguns insucessos (coisas que acontecem de forma recorrente – os famosos ciclos repetitivos), assim como de conquistas e realizações. Para cada pessoa pode ser de uma forma, ou até de várias formas combinadas. Portanto, sem dúvida, conhecer a si próprio é algo muito valoroso!

Ao se conhecer, o indivíduo consegue identificar seus valores, seus gostos, como se comporta, consegue identificar seus pontos fortes e as habilidades que não tem tão desenvolvidas, toma decisões mais alinhadas com aquilo que realmente importa para ele. O autoconhecimento ajuda a identificar em que ambiente gosta de trabalhar, de que maneira gosta de executar seu trabalho, assim como aquilo que pode ser um fator estressor, desmotivá-lo ou proporcionar realizações.

O autoconhecimento é fundamental para nossa vida. Mas, ele é um processo!

Existem inúmeras atividades e ferramentas que podem contribuir com o nosso processo de autoconhecimento, como a autonálise, terapias, feedbacks, cursos, espiritualidade, meditação, livros, filmes, ter um diário, fazer uma avaliação comportamental ou teste psicológico, por exemplo.

Após a tomada de consciência, o que fazer?

Após a tomada de consciência, cada pessoa decide o que vai fazer. Talvez a pessoa tome consciência de algo que incomoda aos outros, mas que ela não deseja mudar. Isso pode acontecer por diversos motivos, como ver ganhos em determinada atitude, autoproteção ou simplesmente por entender que essa é uma característica dela, que ela gosta e não deseja mudar. Pode ser também que ela queira mudar algo que incomoda ela mesma, mas que os outros não acham que é algo negativo. Há também a possibilidade de a pessoa querer mudar algo que incomoda a ela mesma e aos outros. Uma coisa é certa: sem a motivação e o trabalho da própria pessoa para a mudança, nada acontecerá.

A mudança!

Mesmo com a tomada de consciência e a vontade de mudança, as coisas não acontecem de forma rápida e mágica. A mudança é um processo, ela vai sendo construída aos poucos, vai demandar muito foco, dedicação, resiliência e que vai envolver altos e baixos. Também será importante ter flexibilidade, adaptação e, quando necessário, buscar formas de apoio paralelas.

Por exemplo, algumas vezes a pessoa pode querer se comunicar melhor, mas embora estude sobre isso e se exponha a situações para treinar sua comunicação, isso é muito sofrido para ela, causando dor, vergonha e ansiedade. Aqui é um exemplo claro de que irá precisar contar com apoio psicológico para identificar o que está por trás dessa dificuldade, pois é evidente que não é apenas falta de treino ou qualificação, mas sim uma questão emocional. Portanto, ter abertura e iniciativa para buscar ajuda é fundamental para um processo de desenvolvimento sólido.

Uma vez que a pessoa toma consciência do que quer desenvolver e/ou potencializar e elabora um plano de ação, as chances de realizar essa mudança são maiores. Claro que não é o plano que será responsável por isso, mas a determinação da pessoa em fazer acontecer. Porém, o plano traz clareza, organização e estabelece métricas. Ou seja, transforma algo que estava apenas no mundo das ideias em algo alcançável e concreto.

Como comecei o meu processo de autoconhecimento de forma mais estruturada?

O meu processo de autoconhecimento começou quando eu trabalhava em uma consultoria. Um profissional que seria meu novo gestor aplicou em mim e em outras pessoas que trabalhavam naquela empresa uma ferramenta de avaliação comportamental. Quando recebi o resultado da minha avaliação, fiquei sem palavras. Eu me vi completamente descrita naquele documento. Fiquei impactada e apaixonada por esse novo mundo que se abriu. Posso dizer que ali começou o meu processo de autoconhecimento de forma mais estruturada.

Eu sempre fui uma pessoa analítica e, consequentemente, autoanalítica. Claro que, no decorrer do tempo, somaram-se feedbacks, cursos, muita autoanálise, terapias, o hábito de escrever, leituras, vídeos, filmes, meditação e espiritualidade. Mas, foi ali que tudo começou! E, gostei tanto que nunca mais parei.

Inclusive, decidi que gostaria de proporcionar para outras pessoas o que eu vivenciei com a devolutiva da ferramenta de análise comportamental. Por isso, algum tempo depois, fiz minha formação como Analista Comportamental e sigo me atualizando e estudando sobre comportamento humano.

O autoconhecimento me colocou em contato com os meus talentos e com o que eu poderia desenvolver. Elucidou meu comportamento e possibilitou que eu entendesse como os demais perfis se comportam, favorecendo assim meus relacionamentos. Me possibilitou e me possibilita trabalhar constantemente no meu processo de desenvolvimento.

Dicas de atividades que podem te ajudar no seu processo de autoconhecimento

  • Autoanálise: observe seu comportamento, suas reações, questione-se sobre o que você gosta e não gosta, tente entender os motivos disso, reflita sobre seus relacionamentos, sobre seu trabalho, seus valores, o que te faz feliz, o que é sucesso para você, quais são seus medos, crenças, pontos fortes, suas maiores dificuldades, etc.
  • Feedbacks: analise os feedbacks que já recebeu tanto no ambiente profissional como familiar e de amigos. O que esses feedbacks dizem sobre você? Como você ficou ao recebê-los? Concordou com o que foi dito?Solicite também mais feedbacks, caso esteja disposto a lidar com diferentes perspectivas, pois com certeza isso irá agregar no seu processo de autoconhecimento.
  • Diário das emoções: em um caderno ou bloco de notas digital, registre suas emoções, aprenda a nomeá-las, reflita sobre os motivos que as desencadearam e sobre como você reagiu a elas. Pense também em como gostaria de ter reagido.
  • Terapias: existem inúmeras formas de terapia, psicoterapia, terapias alternativas, veja com qual você mais se identifica, ou faça mais de uma modalidade, para explorar algumas opções, caso seja possível. Procure sempre um profissional que seja de sua confiança e que tenha experiência na abordagem que você deseja. Um ambiente seguro e o estabelecimento de um vínculo será fundamental nesse processo.
  • Avaliação Comportamental: faça uma avaliação comportamental para compreender seu perfil comportamental, identificar suas habilidades e pontos de desenvolvimento e elaborar um plano de ação para melhorar seu desempenho.
  • Meditação: a meditação é um momento para você se concentrar no presente e explorar seus pensamentos e sentimentos.
  • Leituras: existem diversos livros que podem te ajudar a se conhecer melhor, fornecendo ferramentas, dicas e reflexões.

O autoconhecimento é um processo contínuo que requer tempo e esforço. No entanto, é um investimento que vale a pena, pois traz benefícios relevantes para a nossa vida. Afinal, quando nos conhecemos melhor, conseguimos tomar decisões mais acertadas, lidar com nossas emoções de forma mais saudável e construir relacionamentos mais significativos.

✨Espero que esse artigo tenha demonstrado a importância do autoconhecimento e desenvolvimento.

🗨 Me conte: quais práticas você utiliza no seu processo de autoconhecimento?

🧡🚀Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento!

Investir em autoconhecimento é investir em você! Se precisar de orientação ou quiser iniciar seu processo de autoconhecimento de maneira mais estruturada, conheça nosso Programa Jornada do Autoconhecimento e/ou o serviço de Avaliação Comportamental DISC. Entre em contato!

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#autoconhecimento #avaliaçãocomportamental #DISC #carreira #desenvolvimentohumano

=================================================

💻 Links consultados para a produção desse artigo:👇🏻

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *