Multicarreiras / Portfólio de Carreira / Slash Career – A carreira do futuro é uma carreira multifacetada?

Multicarreiras / Portfólio de Carreira / Slash Career – A carreira do futuro é uma carreira multifacetada?

Olá, tudo bem? No post de hoje, vamos conversar sobre o modelo de carreira multifacetada, seus prós e contras, os motivos pelos quais especialistas acreditam que esse é o modelo de carreira do futuro e como desenvolvê-lo.

O que é um modelo de carreira multifacetada?

O modelo de carreira multifacetada permite ao profissional desenvolver diferentes habilidades, assim como ampliar suas opções de fonte de renda e de atuação profissional, como, por exemplo, o trabalho autônomo, o empreendedorismo, o trabalho voluntário ou o investimento financeiro. Isso pode gerar mais segurança financeira, flexibilidade e satisfação profissional.

Portfólio de Carreira

Não é por acaso que a carreira multifacetada também é chamada de portfólio de carreira, pois esse modelo contribui para que o indivíduo amplie seu leque de atuação.

Veja abaixo, um exemplo, fictício, de um profissional multicarreiras:

  • J.A. é analista de marketing CLT, além de ter um canal no YouTube sobre o mundo geek e ser voluntário na parte administrativa de uma ONG que resgata animais abandonados.

Com esse exemplo fictício, quis demonstrar que ter uma carreira multifacetada não se restringe apenas a atividades remuneradas, mas envolve também atividades que permitem o desenvolvimento de habilidades diferentes daquelas que você utiliza no seu trabalho tradicional. Porém, é possível ampliar o espectro de atuação profissional dentro da área que a pessoa já atua; no exemplo citado anteriormente, o J.A poderia atuar como:

  • Analista de marketing CLT, além de também atuar como consultor de marketing para microempreendedores de segmentos diferentes do de sua empresa contratante, e ter um canal no YouTube sobre dicas de marketing de conteúdo.

Enfim, o principal objetivo da atuação multicarreiras é que o profissional desenvolva novas habilidades/atividades, assim como diversifique suas fontes de renda. E, essa ampliação de habilidades/atividades também pode acontecer dentro da empresa que o profissional já trabalha como CLT, caso a empresa ofereça possibilidades de job rotation, trabalho por squads ou por projetos.

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma carreira multifacetada?

Vantagens

  • Ter uma carreira multifacetada contribui para que o profissional amplie seu repertório de habilidades comportamentais e técnicas, conseguindo assim lidar com diferentes atividades e dinâmicas variadas.
  • Outra vantagem deste modelo de carreira é o aumento dos ganhos e da estabilidade financeira, devido ao fato do indivíduo não depender exclusivamente de uma única fonte de renda.
  • Pode-se destacar também, o aumento da satisfação, visto que o profissional poderá explorar seus diversos interesses e paixões.

Em entrevista para o site do Sebrae, a especialista em cultura organizacional e gestão da mudança, Maria Cândida Baumer de Azevedo, declarou:

“Quem tem carreiras paralelas é mais flexível, tem maior capacidade de adaptação, traz contribuições e faz conexões além do tradicional, possui relações complementares e encontra soluções que superam expectativas”.

Desvantagens

  • Um profissional multicarreiras, infelizmente, ainda pode ser percebido como alguém que não sabe o que quer, instável ou que não deseja comprometer-se.
  • Outra desvantagem é que muitas empresas ainda têm um olhar pejorativo e excludente para os profissionais que não se dedicam exclusivamente ao trabalho em sua instituição.
  • Profissionais autônomos não têm acesso aos mesmos benefícios que profissionais CLT, como plano de saúde, vale-transporte, etc.
  • Lidar com diferentes atividades e responsabilidades pode gerar estresse e sobrecarga para o profissional.
  • Conciliar diferentes atividades pode ser desafiador, especialmente se as atividades forem muito diferentes ou exigirem muito tempo.

Tudo tem o seu lado positivo e negativo, por isso é importante analisar com cuidado o que faz sentido para a sua trajetória profissional no momento.

Para ser um profissional multicarreiras de sucesso é importante que você se dedique e se especialize em pelo menos uma área. É preciso ter um bom desempenho nessa área antes de pensar em explorar outras opções para diversificar seu portfólio.

Uma carreira multifacetada exige muita dedicação, foco e estratégia, assim como uma carreira tradicional. No entanto, ela exige ainda mais organização, gestão do tempo e autogestão. Ou seja, ter atuações paralelas pode ser uma fonte de prazer e satisfação, mas também pode ser desafiador. É importante considerar cuidadosamente os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Por quais motivos os especialistas acreditam que a carreira multifacetada é o modelo de carreira do futuro?

A revolução tecnológica, a ascensão das IAs e a transformação digital estão promovendo mudanças no mundo e nas formas de trabalho, tornando o mercado de trabalho mais dinâmico e as carreiras menos lineares. Por isso, é importante estar preparado para mudar de carreira ou ampliar as opções de atuação profissional.

A seguir, compartilho um questionamento feito em um post do blog da Consultoria Robert Half sobre “Futuro do trabalho e o trabalho do futuro”:

“O mundo está se moldando rapidamente diante da nova economia, uma era de evolução constante que torna crucial a capacidade de se adaptar a essas mudanças. Mas, neste cenário em transformação, para onde estão indo as carreiras?”

A futurista, escritora e palestrante April Rinne defendeu, em artigo publicado na Harvard Business Review, que devemos investir em um portfólio de carreira ao invés de um plano de carreira. Segundo April, o portfólio não é algo que depende de uma empresa ou de uma hierarquia. Ao contrário do plano de carreira, que é mais “engessado”, o porfólio de carreira é algo mais fluido, e que tem mais a ver com uma forma de pensar e fazer as coisas acontecerem. Por meio dele, o profissional pode atuar criando seu futuro.

Joseph Teperman (escritor, headhunter e estudioso do futuro do trabalho) argumenta em seu livro, “Anticarreira: o futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego”, que:

” Nada será como antes – isso está diante dos nossos olhos. O conceito de carreira como vivemos até pouco tempo atrás, que consiste em uma estrada estreita, ou seja, um único trabalho para a vida toda, uma única especialização, uma vida inteira em uma única empresa é equivocado.”

Em um trecho mais adiante, ele complementa:

“Existe uma maneira de não deixar que as mudanças atropelem a sua vida e assumir essa postura de protagonista: construir uma Anticarreira.”

O que é Anticarreira, segundo ele?

” Anticarreira é um caminho amplo a ser desenhado por cada um de nós, com mais possibilidades, experiências e oportunidades, e que te permite crescer à medida que o mundo muda.”

“Uma das vantagens da Anticarreira é acabar com a fragilidade de ter um único trabalho. Veja bem, estou falando de trabalho e não de emprego.”

Para Joseph, trabalho é resolver os problemas dos outros por meio de tarefas que usam nossas habilidades e geram resultados.

Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive, em sua coluna no Jornal Valor Econômico, refletiu sobre o papel das empresas nesse novo cenário:

“A imprevisibilidade dos negócios não permite que a empresa ofereça promessas de cargos, por exemplo. Isso porque, o horizonte incerto das estruturas eliminou a ideia antiga de plano de carreira. Precisamos, agora, construir novas abordagens para o desenvolvimento profissional.”

” Exigir exclusividade ficou obsoleto. Nenhuma empresa garantirá emprego até a aposentadoria, portanto, não pode exigir que o portfólio de carreira fique restrito a ela. A liberdade para construção da trajetória é a melhor narrativa de carreira para engajar os talentos.”

Em conclusão, é provável que a carreira multifacetada se torne cada vez mais comum no futuro, pois é um modelo de carreira que se adapta às mudanças do mercado de trabalho e às necessidades dos profissionais.

Como desenvolver uma atuação Multicarreiras?

O primeiro passo para desenvolver uma atuação multicarreiras é o autoconhecimento. Você precisa entender seus talentos, potenciais, motivações, interesses e aquilo que deseja aprender. Depois de se conhecer, defina seu objetivo – escolha uma atividade para iniciar o seu portfólio multicarreiras. Feito isso, crie um plano para alcançar esse objetivo e estabeleça uma estratégia para executá-lo.

Paulo Exel, Diretor na Yoctoo, em artigo publicado no LinkedIn compartilhou as dicas abaixo:

” Para aqueles que desejam sair da caixinha, romper com a carreira linear e aproveitar as oportunidades de terem mais de uma profissão, o mais importante é descontruir o mindset industrial, que tem começo, meio e fim ou ainda quebrar o modelo de carreira tradicional ao qual fomos apresentados. O conceito de multicarreira abraça as habilidades e skills adquiridas ao longo de toda a vida. É um novo paradigma onde as habilidades técnicas e comportamentais, características de personalidade e mesmo as experiências, são percebidas como potencialidades para a vida profissional. Muitas vezes, as combinações mais inusitadas podem levar a pessoa para áreas diversas e absolutamente fora da sua linha tradicional de atuação.”

“A maneira mais simples de descobrir suas multipotencialidades é perceber de que forma as habilidades que você tem na sua carreira formal estão sendo demandas em outros mercados.”

“Como tudo que envolve carreira, essa observação exige uma estratégia e um planejamento feito com base na pergunta: o que eu desejo para minha vida profissional? Se no modelo tradicional a resposta seria chegar à um cargo executivo, nesse novo contexto, a resposta pode estar ligada a projetos que você tem vontade de realizar, áreas que despertam curiosidade e entusiasmos, cargos que desafiam sua superação, entre outros exemplos.”

Abaixo, compartilho algumas ideias de atividades que você pode considerar para compor seu portfolio de carreira; para mais opções clique nesse artigo:

  • Prestar consultoria;
  • Atuar como palestrante;
  • Ensinar algo que você domina;
  • Mentorar;
  • Criar um canal no YouTube;
  • Produzir conteúdo;
  • Trabalhar por meio de aplicativos;
  • Comercializar algum produto ou serviço;
  • Atuar como freelancer;
  • Tranformar algum hobby em algo lucrativo.

Mas, para que suas diferentes frentes profissionais não sejam vistas como falta de foco, é muito importante tomar cuidado na apresentação do seu portfólio multicarreiras. Não acredito em fórmulas prontas, pois o que vale para um profissional, pode não valer para outro. Portanto, invista no bom senso e na adequação do seu portfólio ao seu público-alvo.

Isis Borge, headhunter e diretora executiva da Talenses, em sua coluna na Revista VocêRH, compartilhou uma dica bem importante sobre a melhor forma de divulgar diferentes atuações profissionais no perfil do LinkedIn e no currículo:

“Mencionar diversas profissões diferentes no descritivo do LinkedIn ou em um mesmo currículo pode confundir as pessoas. É preciso expor as informações de maneira estratégica para transmitir a mensagem de alguém com múltiplas habilidades e não de uma pessoa que não tem foco profissional.”

“No LinkedIn, o ideal é destacar a posição principal e, na linha do tempo das experiências, mencionar funções que podem agregar valor para a carreira em questão. Já no currículo, em vez de citar disponibilidade para ocupar diferentes cargos, a melhor opção é ter algumas versões do documento, sendo uma para cada posição de atuação almejada.”

Ter uma carreira multifacetada pode ser uma ótima maneira de desenvolver diferentes habilidades, ampliar sua rede de contatos e encontrar satisfação profissional. No entanto, não é uma condição obrigatória. Acredito que isso depende muito das aspirações e do perfil de cada pessoa, do momento profissional, valores e habilidades. Se você acredita que esse modelo de atuação profissional é para você, finalizo com três dicas:

  • Comece devagar: não tente abraçar o mundo inteiro de uma vez só. Comece com um projeto ou atividade e veja como você se sai.
  • Seja organizado: é importante ser organizado quando você tem várias carreiras ou projetos. Crie um sistema para acompanhar seus compromissos e prazos.
  • Seja realista: é importante ser realista sobre o que você pode fazer. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo.

✨Espero que este artigo tenha contribuído para você entender um pouco mais sobre uma atuação multicarreiras.

🗨 Me conte: você se identifica com esse modelo de atuação profissional? Se sim, quais atividades você considera relevantes para compor seu portfólio?

🧡🚀Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! Conheça nossos programas e entre em contato!

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#multicarreiras #careerportfolio #carreira #autoconhecimento #éfequê

====

Fontes e Links consultados:

📚 Livro: Teperman, Joseph – Anticarreira: o futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego: como crescer com propósito e entusiasmo pela vida inteira. São Paulo, 2019. 213 p.

💻 Links consultados:👇🏻

https://www.gupy.io/blog/job-rotation

https://tangerino.com.br/blog/o-que-sao-squads/

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/vantagens-de-ter-uma-carreira-paralela,273a59502afdb710VgnVCM100000d701210aRCRD

https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/futuro-do-trabalho-e-o-trabalho-do-futuro

https://hbr.org/2021/10/why-you-should-build-a-career-portfolio-not-a-career-path

https://www.linkedin.com/pulse/multicarreira-o-futuro-do-trabalho-n%C3%A3o-ser%C3%A1-guiado-pela-paulo-exel/

https://medium.com/@gbolles/unbundling-work-learning-to-thrive-in-disruptive-times-427b172b1470

https://vocerh.abril.com.br/coluna/isis-borge/voce-e-um-profissional-slash

https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2023/02/ter-mais-de-um-emprego-da-certo-saiba-como-e-ser-um-profissional-multicarreira.shtml

https://www.linkedin.com/pulse/o-que-futuro-do-trabalho-reserva-s%C3%A3o-multicarreiras-luana-farias/?originalSubdomain=pt

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *