Marketing Pessoal: uma ferramenta que ajudará você a se destacar em meio à multidão!

Marketing Pessoal: uma ferramenta que ajudará você a se destacar em meio à multidão!

No post de hoje, vamos falar sobre Marketing Pessoal: conceito, importância e dicas para você colocar em prática essa ferramenta de forma estratégica.

Quais são seus diferenciais?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter uma carreira de sucesso, com bom nível de empregabilidade é o objetivo de muitos profissionais. Para alcançar tal objetivo é necessário investir em autoconhecimento, capacitação e desenvolvimento.

✅O autoconhecimento permitirá que você tenha consciência dos seus talentos, pontos fortes e diferenciais, além dos pontos do seu perfil que requerem atenção; ✅a capacitação te ajudará a adquirir habilidades técnicas/hard skills necessárias para melhorar sua performance e competitividade profissional e ✅o desenvolvimento contribuirá para que você adquira e desenvolva habilidades comportamentais/soft skills.

Considerando que há um grande número de indivíduos qualificados e com experiências similares pleiteando uma determinada posição/cargo, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta que poderá ajudar você a se destacar em meio à multidão, evidenciando adequadamente suas competências e realizações. Mas, o que é Marketing Pessoal?

Conceito – O que é Marketing Pessoal?

Para Philip Kotler, referenciado nesse texto – publicado no Blog da Universidade Florence, Marketing Pessoal é:

 “uma disciplina que utiliza conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos.”

 No Blog pravaler, Marketing Pessoal é definido como:

” um conjunto de estratégias e ações que visam melhorar a nossa imagem no ambiente de trabalho. Aqui, não é considerado apenas a aparência, mas também comportamentos, atitudes, networking e preparação. Marketing pessoal é quando o profissional consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar, alavancar sua carreira e desenvolver uma marca pessoal.”

Portanto, com base nesses conceitos, podemos concluir que fazer Marketing Pessoal é aplicar os conceitos de Marketing na gestão de nossa carreira, fortalecendo imagem profissional e marca pessoal.

Marketing Pessoal é mesmo importante?

No livro: “Marketing Pessoal”, a autora Dorene Ciletti destacou:

 “Você não é uma caixa de sabão em pó ou o serviço de tv a cabo local, mas ainda vai precisar se vender conforme se movimente no mercado de trabalho ou em outras oportunidades.”

Já ouvi algumas pessoas dizerem que não gostam de se promover e que acreditam que o reconhecimento por um bom trabalho realizado virá com o tempo, não sendo necessária nenhuma ação da parte delas para que isso aconteça. Será?

Vamos imaginar que, em uma grande empresa, existem 2 perfis de colaboradores: o colaborador 1 e o colaborador 2, representados conforme abaixo:

Colaborador 1: é um colaborador dedicado, competente, que entrega suas atividades e vai além, implanta melhorias, mas fica nos bastidores; não troca informações com colegas e com pares de outros setores, não demonstra para seu gestor como tem ajudado a equipe a atingir suas metas, não participa/contribui durante as reuniões.

Colaborador 2: é um colaborador mediano, porém investe em relacionamento, participa ativamente e procura sempre destacar suas contribuições.

Qual desses colaboradores você acredita que terá mais chance de ser promovido ou se destacar, o 1 ou o 2? Pois é, eu sei que para muitos pode parecer injusto mas, na maioria das vezes, é assim que as coisas funcionam.

No Livro: “Carreira e Marketing Pessoal: Da Teoria à Prática”, os autores Alfredo Passos e Eduardo Rienzo Najjar reforçam a importância do Marketing Pessoal não apenas para quem está em transição de carreira ou fora do mercado, mas inclusive para que está empregado conforme citação abaixo:

“[…] é de grande importância o trabalho de sua imagem, sua marca profissional, postura pessoal, posicionamento político (no ambiente interno da organização em que trabalha), em alguns casos a cultura, os costumes e a etiqueta válida para determinadas situações e locais. Outro aspecto importante a ser trabalhado é a atividade de venda da sua própria imagem: de ideias, projetos e confiança que sua competência podem agregar à organização, ao cliente. “

Então, não adianta apenas você estar ciente dos seus talentos, dedicação e contribuições, os demais também precisarão saber disso! Calma, não se preocupe! Não será necessário utilizar um 📣megafone para divulgar suas realizações e talentos. Para isso, você pode adotar ferramentas e estratégias que te ajudarão nessa tarefa, como por exemplo o Marketing Pessoal

Aplicando Marketing Pessoal na Gestão de sua Carreira:

O Marketing Pessoal no ambiente profissional é composto por algumas ações que devem ser contínuas e complementares, tais como:

  • Autoconhecimento
  • Análise do mercado de atuação
  • Apresentação Pessoal
  • Apresentação Profissional
  • Comunicação Verbal e Não Verbal
  • Comportamento e Credibilidade (reconhecimento/referências profissionais)
  • Organização/Foco em Resultados
  • Networking

O autoconhecimento compreende uma autoanálise do indivíduo em relação as suas qualidades e pontos a melhorar.

análise do mercado de atuação requer identificar oportunidades, ameaças e tendências dentro do seu segmento. Além disso, é importante analisar também a empresa na qual você trabalha (cultura; procedimentos e políticas internas, dinâmica dos relacionamentos; processos seletivos e de gestão de desempenho) para que consiga atuar de forma mais aderente aos objetivos e valores da organização.

apresentação pessoal engloba questões como higiene e vestimenta adequada para cada situação/cultura corporativa – dress code.

A apresentação profissional compreende o material de divulgação do seu trabalho/serviço: currículo, carta de apresentação, portfólio, redes sociais, cartão de visitas e comportamento durante entrevistas e processos seletivos.

A comunicação verbal (falada e escrita) e não verbal (linguagem corporal) irá te ajudar a “vender melhor o seu peixe”, contribuindo para a divulgação de suas principais conquistas, habilidades e ideias e do seu estilo comportamental.

comportamento do indivíduo e credibilidade são itens fundamentais e que contribuem para uma carreira de sucesso. Não se trata de “maquiar quem você é”, pelo contrário, é muito mais sobre como você é percebido e avaliado por seus colegas, clientes, pares e gestores e muito menos sobre sua autopercepção.

Um profissional organizado é alguém que entrega suas tarefas e cumpre prazos. Ter um perfil orientado para resultados é estar atento as metas e objetivos da organização e dos clientes, contribuindo por meio de sua atuação para o sucesso e alcance dessas metas.

Possuir um bom networking e cuidar da rede de relacionamentos e contatos é importante para a empregabilidade do profissional. Vale lembrar que o contato do indivíduo com seu networking deve ser frequente e prestativo e não realizado apenas eventualmente para solicitação de pedidos e/ou atendimento de suas próprias necessidades.

O marketing pessoal deve ser utilizado durante todas as fases do ciclo da vida profissional do indivíduo, esteja ele empregado ou não, pois o mercado de trabalho é instável e as mudanças nas estruturas das empresas são constantes. Sem dúvida, o profissional que investir nessa ferramenta terá sua empregabilidade fortalecida.

Para finalizar, deixo abaixo👇🏻 o link de um vídeo sobre esse tema: “10 mandamentos do Marketing Pessoal” da série Emprego de A a Z do Max Gehringer.

🗨 E você? Tem dado a devida importância ao Marketing Pessoal na Gestão da sua Carreira?

🚀🧡Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! #rumoaoprotagonismo

Conheça mais detalhes sobre os nossos programas e entre em contato.  

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

======

Fontes consultadas:

📚Livros:

  • Marketing Pessoal – Dorene Ciletti.
  • Carreira e Marketing Pessoal: Da Teoria à Prática – Alfredo Passos e Eduardo Rienzo Najjar.

💻Links:

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *