Marque um compromisso com você – Inclua um hobby na sua agenda e invista em saúde mental e qualidade de vida!

Marque um compromisso com você – Inclua um hobby na sua agenda e invista em saúde mental e qualidade de vida!

Olá, pessoal! Tudo bem?

✅ No post de hoje, falo sobre a importância dos hobbies para nossa saúde mental e bem-estar. Além disso, trago algumas dicas que podem ajudar quem deseja identificar possíveis hobbies e compartilho três listas para ampliar as opções de escolha.

Conceito – O que é um Hobby?

De acordo com o Dicionário Aulete (versão digital), hobby pode ser definido como:

“1. Atividade que se faz por prazer, divertimento, livre de qualquer obrigação; PASSATEMPO: seu hobby é colecionar chaveiros.”

Quais os benefícios de ter um hobby?

Daniel Knopfholz, VP de pessoas e tecnologia do Grupo Boticário, fez um post sobre as vantagens de se ter um hobby e destacou:

“Vários estudos mostram que ter um hobby traz uma sensação de bem-estar, felicidade e conexão com o momento presente. Ajuda até a melhorar a criatividade, os relacionamentos e a capacidade de resolver problemas no ambiente de trabalho.”

Portanto, desacelerar, tirar o foco da produtividade, relaxar, fazer algo prazeroso, aprofundar o processo de autoconhecimento e/ou recuperar as energias, são alguns dos benefícios de praticar um hobby.

Antes mesmo de começar a praticar um hobby, você sente culpa?

Calma! Você não está só! Visto que a culpa por não estar produzindo parece ser o grande mal da “Sociedade do Desempenho”, não é mesmo? Porém, somos seres humanos e não máquinas, e na verdade, até as máquinas precisam de “reparo”.

Você sabia que essa sensação de que precisamos produzir o tempo todo pode ser denominada como “produtividade tóxica”? Em matéria publicada na Revista VocêRH a jornalista Elisa Tozzi definiu a produtividade tóxica conforme abaixo:

“Basicamente, a produtividade tóxica é a sensação de que é preciso estar o tempo todo fazendo algo considerado produtivo. Isso significa trabalhar mais horas do que se trabalhava no passado, ficar constantemente conectado no celular ou computador (e sofrer até com sintomas físicos quando os aparelhos não estão por perto), usar todos os períodos livres para produzir mais ou para fazer atividades que tenham alguma relação com o trabalho, pular as refeições para participar de uma reunião ou entregar um relatório, por exemplo. 

“Quem vive no ciclo da produtividade tóxica só se sente satisfeito quando está dedicado a uma tarefa considerada produtiva – e normalmente sente culpa quando não está “fazendo nada”. Além disso, é comum ter a percepção de que o esforço, por maior que seja, nunca é bom o bastante – uma voz na consciência fica dizendo que dava para fazer mais.” 

Hobby tem a ver com PRAZER! Não deve estar relacionado com UTILIDADE e nem com OBRIGAÇÃO!

Considerando o que foi apresentado, parece realmente estranho dedicar um tempo da nossa agenda para fazer simplesmente algo que nos dê prazer, livre de obrigações ou do foco da produtividade. Parece estranho, mas não é! E nem deveria ser! Mesmo porque, como diz a letra da música “Comida”, da banda de rock Titãs:

“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte!”.

Reflita quando foi a última vez que você fez algo unicamente para se divertir, sem pensar em transformar isso em um post, artigo, conteúdo e/ou desenvolver uma habilidade? Caso tenha feito isso, possivelmente sentiu culpa e pensou: “Como assim vou fazer algo apenas por prazer? Deveria estar produzindo!” Mas então, como “quebrar esse ciclo?”

A minha sugestão é: entenda que o AUTOCUIDADO é essencial para o seu BEM-ESTAR e SAÚDE MENTAL. E, principalmente, que NINGUÉM fará isso por você! Por isso é muito importante que você reserve um momento do seu dia/semana para fazer algo que te faça feliz!

Como inserir essa prática na sua rotina?

Faça algo que você realmente gosta ou tem vontade de aprender.

Reserve um tempo adequado na sua agenda para essa atividade e seja realista. Em outras palavras, se você só tem 30 minutos por semana para praticar um hobby, não se comprometa com uma atividade que dure 1 hora (por exemplo, uma aula de dança). É melhor deixar essa atividade para o fim de semana, quando você tiver mais tempo disponível.

Identifique se a atividade que escolheu envolve custos e se cabe no seu orçamento. Pense também em possíveis alternativas. Por exemplo, se você quer aprender a dançar, mas não tem recursos financeiros para realizar um curso de dança, será que não conseguiria encontrar aulas desse ritmo disponíveis no Youtube?

Como escolher um Hobby?

Escolher um hobby pode parecer fácil, mas nem sempre é! Abaixo, algumas dicas:

  • Recomendo que pense nas coisas que gostava de fazer na sua infância ou adolescência, ou em algo que você gostaria de aprender;
  • Com quais temas, assuntos, atividades você mais se identifica: esportes, cultura, gastronomia, política, filosofia, artesanato, literatura, música?
  • Deseja fazer algo só ou acompanhado?
  • Seu objetivo é fazer uma atividade em casa, em local fechado ou ao ar livre?
  • Quanto de tempo e recurso financeiro serão necessários para realizar essa atividade (caso envolva custos)? E, quanto tempo/recursos financeiros você tem disponível para isso?
  • Caso ainda esteja com dificuldade para decidir, procure listas de hobbies (compartilho algumas listas no item a seguir) e tente verificar qual atividade mais o motiva.

Listas com ideias para possíveis hobbies:

https://segredosdomundo.r7.com/melhores-hobbies-curtir-tempo-livre/

https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/mente-e-comportamento/lista-de-hobbies

https://www.selecoes.com.br/cultura-lazer/hobbies-para-quem-quer-dar-um-tempo-da-internet/

✨Espero que esse artigo tenha conseguido demonstrar a importância do hobby e que você reserve um espaço na sua agenda para o seu bem-estar.

🗨 Me conte: você tem um hobby? Caso ainda não tenha, qual hobby gostaria de praticar?

🧡🚀Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! Conheça nossos programas e entre em contato.  

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#hobby #saúdemental #autoconhecimento #desenvolvimentohumano #éfequê

====

💻Links consultados:

https://www.selecoes.com.br/cultura-lazer/como-inserir-hobbies-na-sua-rotina/

https://www.upf.br/is/noticia/ter-um-hobby-e-cuidar-da-saude

https://vocerh.abril.com.br/politicasepraticas/produtividade-toxica-atitude-prejudica-a-saude-e-a-qualidade-do-trabalho/

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *