Entrevista de Emprego – Como se preparar?

Entrevista de Emprego – Como se preparar?

Olá, tudo bem?

✅ No post de hoje vamos falar sobre entrevista de emprego, vou destacar algumas diferenças entre entrevista com RH e área técnica, entrevista por competências, avaliação de fit cultural e outras etapas comuns em processos seletivos, além da importância da preparação para um bom desempenho. Vamos juntos?! 🙂

✔A entrevista de emprego é uma das etapas dos processos seletivos que costuma gerar dúvidas, ansiedade e nervosismo nos candidatos. Mas não deveria ser assim, afinal de contas, é um bate-papo entre candidato e entrevistador cuja finalidade por parte da empresa é identificar se o candidato atende aos requisitos necessários para uma determinada posição e por parte do candidato analisar se ele se identifica com a oportunidade ofertada e cultura da empresa.

✨Portanto, minha ideia com essa publicação é desmistificar a “temida entrevista de emprego” deixando claro seu objetivo, possíveis formatos e trazendo dicas para te ajudar a lidar melhor com essa etapa.

Objetivo

Uma entrevista de emprego acontece porque um processo seletivo foi aberto e uma empresa precisa contratar alguém para ocupar determinada posição. Para que essa empresa consiga identificar o candidato mais aderente ao cargo e cultura é feito um processo seletivo que tem como uma das etapas principais a entrevista de emprego.

A entrevista é um bate-papo entre empresa (recrutador e área técnica) e candidato. Nesse bate-papo a empresa vai procurar entender se a experiência, habilidades e comportamento do candidato são condizentes e adequados para suprir o que é almejado para a vaga. Em contrapartida, o candidato vai analisar se a vaga ofertada vai de encontro com o que ele deseja para sua carreira, se ele se identifica com a cultura da empresa e se o salário e benefícios atendem ao que ele está buscando para sua vida profissional. Portanto, nota-se que empresa e candidato fazem análises e ponderações até tomarem suas decisões.

Diferenças entre entrevista com RH e Área Técnica

O RH vai avaliar a questão comportamental, vai procurar conhecer um pouco mais sobre o candidato, quais são seus valores e interesses. De forma geral, irá procurar identificar se o profissional atende as skills comportamentais requisitadas para a vaga e se há aderência aos valores/cultura da empresa, com o perfil do seu possível gestor e/ou equipe. Além disso, vai fazer uma checagem inicial dos requisitos técnicos, mas não irá se aprofundar neste item.

A Área Técnica vai avaliar em profundidade se o candidato atende os requisitos técnicos. Vai querer entender quais “dores” esse profissional é capaz de resolver, soluções que pode entregar, assim como sua experiência com otimização de processos, redução de custos e seu nível de entrega de resultados. Ou seja, quais são os diferenciais daquele candidato para ocupar a vaga e por qual motivo ele deseja trabalhar na empresa em questão.

Entrevista por Competências

Conceito

A entrevista por competências é muito utilizada por RHs, mas também pode ser utilizada pela área contratante e seu objetivo é avaliar a aderência do candidato aos requisitos técnicos e comportamentais da vaga.

De acordo com post realizado no Blog da instituição, a Self Treinamentos define entrevista baseada em competências conforme abaixo:

“Entrevistas baseadas em competências ou entrevistas estruturadas ou comportamentais são mais sistemáticas, com cada pergunta direcionada a uma habilidade ou competência específica. As perguntas são usadas para explorar o comportamento em circunstâncias específicas, seguidas de exemplos concretos para demonstrar claramente as competências. Os entrevistadores podem se aprofundar nos exemplos, pedindo explicações específicas sobre o comportamento ou as habilidades do candidato.”

A Page Personnel acredita que para realizar uma entrevista de competências o entrevistador deve:

“… elaborar perguntas com base nas competências relevantes para o cargo e sua empresa. Isso permitirá que você avalie se os candidatos têm as habilidades necessárias para o trabalho que lhe é oferecido. Considere se você está procurando liderança e delegação ou mais habilidades de trabalho em equipe e comunicação, por exemplo. Quando você sabe quais habilidades são prioritárias, pode fazer perguntas nessa direção. Você deve elaborar perguntas com base nas competências relevantes para o cargo e sua empresa. Isso permitirá que você avalie se os candidatos têm as habilidades necessárias para o trabalho que lhe é oferecido.” 

Em seu blog, a Sólides Tecnologia faz as seguintes considerações sobre entrevista por competências:

“As competências são características que temos, por exemplo, habilidades, conhecimento e atitudes. Como cada cargo exige competências diferentes para ser executado com excelência pelo colaborador, a equipe de RH deve considerá-las ao realizar uma contratação. 

Assim, em uma entrevista por competência, é comum que o profissional responsável pelo recrutamento questione o candidato sobre situações passadas. O objetivo é entender como aquela pessoa age em determinados casos, como a superação de um desafio ou vencer uma meta.

O método vem sendo bastante usado nas seleções, mas para que realmente seja eficaz, é necessário estruturar a entrevista, focando apenas nas competências buscadas naquele momento pela organização.”

O Vagas.com definiu entrevista por competências, conforme a seguir:

Nesse tipo de entrevista, a ideia do recrutador é entender como você lidou com determinadas situações de trabalho no passado. A intenção é prever como você tende a se comportar no futuro e investigar se você tem as competências e a experiência necessárias para ocupar a vaga a que está se candidatando.

Como se preparar para entrevista por competências?

Agora que você já sabe o que é entrevista por competências, vou compartilhar dicas para você se preparar para esse tipo de entrevista. Utilize o método CAR ou STAR para guiar suas respostas:

✔CAR: Contexto, Ação e Resultado

OU

✔STAR: Situação, Tarefa, Ação e Resultado

A lógica é a mesma, a técnica também. Seja bem específico na sua resposta, contextualize o que aconteceu, qual foi a situação, o que era esperado de você, o que você fez para resolver/lidar com aquilo (atitudes adotadas/deixe claro quais habilidades utilizou) e qual foi o resultado alcançado (utilize números, informe os aprendizados e dê exemplos do que realmente aconteceu).

A seguir, vou deixar o link do Vagas.com que recomendo conferir, pois está excelente a explicação de como você pode utilizar a técnica STAR na entrevista.👇🏻

https://www.vagas.com.br/profissoes/saiba-como-usar-tecnica-star-na-entrevista-de-emprego/

Avaliação de Fit Cultural

A avaliação de Fit Cultural é uma checagem que a empresa contratante irá fazer para verificar a real aderência do candidato com os valores e cultura da empresa. Ao contratar candidatos aderentes aos itens que mencionei acima, a empresa reduz a possibilidade de turnover e possibilita a sustentabilidade de um bom clima organizacional, por exemplo.

Como é feita essa etapa em um processo seletivo? A avaliação de Fit Cultural pode ser feita por meio de avaliações comportamentais, teste de fit cultural, perguntas direcionadas para esse fim durante a entrevista, dinâmica de grupo e análise das experiências profissionais anteriores. Abaixo, alguns exemplos de perguntas feitas em uma avaliação deste tipo:

Em seu Blog, a Qulture.Rocks Brasil destacou as perguntas a seguir:

“você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Por que?;

Imagine que você está muito ocupado com uma demanda urgente, mas um colega pede uma ajuda. Qual é a sua reação?;

Como você lida com diferentes personalidades em distintos ambientes? E no âmbito profissional?;

Como você gosta de se comunicar com os colegas de trabalho?;

Nos diga um momento em que você não ficou satisfeito com o trabalho feito por você. Por que?;

Como você lida com feedbacks construtivos?;

Conte um momento que você foi demandado para algo que não sabia fazer. Como você lidou com esse desafio? Quais foram os resultados disso?.”

Já a Factorial HR compartilhou as perguntas a seguir:

“Alguns exemplos de perguntas que podem ser utilizadas em uma entrevista de fit cultural:

Descreva como seria seu dia de trabalho ideal.

Quais eram as características do melhor gestor que você já teve?

Quais valores você busca em uma empresa?

Descreva uma vez em que sua equipe resistiu a uma ideia que você apresentou. O que você fez?

Quem te inspira e por quê?”

Como se sair bem em uma Avaliação de Fit Cultural?

Tenha um ótimo nível de autoconhecimento para conseguir identificar com facilidade seus pontos fortes, valores e o que é inegociável para você. E, seja sincero(a) para analisar se realmente você tem aderência com a vaga e com a empresa.

2º Estude a fundo a vaga para qual você está se candidatando (requisitos, skills desejadas, desafios da área) e procure demonstrar sua aderência ao que está sendo solicitado.

Entenda e estude a cultura da empresa: missão, visão, valores. Identifique o DNA da empresa e como as coisas acontecem ali no dia a dia. Para isso, além de pesquisar no site e redes sociais, ative sua rede de contatos e fale com quem trabalha ou já trabalhou lá.

Outras possíveis etapas de um processo seletivo:

Contato inicial pré-entrevista: é um contato para verificação de algumas informações importantes, como por exemplo se o candidato atende aos requisitos obrigatórios da vaga, pretensão salarial, disponibilidade de início ou de mudança.

Avaliações técnicas e/ou comportamentais: são feitas algumas avaliações para identificar seu nível de conhecimento técnico em alguma ferramenta/sistema importante para a vaga e/ou aplicada uma avaliação comportamental para entender mais sobre você e sobre seu comportamento.

Dinâmicas de Grupo: de forma geral, as dinâmicas de grupo costumam ser utilizadas em processos seletivos para cargos mais iniciais ou operacionais, porém há exceção. O objetivo é observar o comportamento dos candidatos em um ambiente de “ação” para identificar se eles demonstram algumas skills importantes para a vaga, assim como a forma que eles reagem diante de um determinado contexto/situação.

Cases/Estudo de Caso: o objetivo de utilizar um case no processo seletivo é conseguir identificar se o candidato está tecnicamente preparado para lidar com desafio da vaga e da área em questão e quais são as possíveis soluções por ele apontadas. O case pode representar uma situação real do negócio ou fictícia, porém possível de acontecer no dia a dia daquela organização.

Referências Profissionais: costuma ser uma das últimas etapas dos processos seletivos e seu objetivo é checar algumas informações passadas pelo candidato e entender como ele e sua forma de trabalhar são descritas por seus ex-gestores, colegas e subordinados.

Apresentação/envio da Carta Proposta: etapa final cujo objetivo é formalizar a oferta de trabalho para o candidato. Geralmente, ela traz detalhes sobre o cargo, atividades, jornada de trabalho, salário e benefícios, data para que o candidato envie um retorno dizendo se aceita ou não e data de início (em caso de aceite).

A importância da preparação para um bom desempenho:

O título desta seção já fala por si: a preparação é a chave para obter um bom desempenho em entrevista de emprego. Aliás, não só em entrevista, mas em qualquer coisa que venhamos a fazer. E, quanto mais estudarmos, nos prepararmos e praticarmos, melhor será nosso desempenho.

O que envolve uma preparação para entrevista?

  • Autoconhecimento;
  • Conhecimento da própria trajetória profissional, resultados, superações e desafios vivenciados;
  • Estudo da empresa: cultura, cenário atual, mercado, produtos, serviços, concorrentes, objetivos/metas corporativas;
  • Estudo da vaga: requisitos técnicos, comportamentais, dia a dia, habilidades esperadas, diferencias e desafios, hierarquia;
  • Preparo do discurso para a entrevista: defina o que considera importante contar ao recrutador, pense em possíveis perguntas e se prepare para respondê-las (aqui não falo de decorar e sim de se preparar, são coisas bem distintas), familiarize-se com aplicativos ou ferramentas tecnológicas que serão utilizadas na entrevista (se for o caso). Treine em frente ao espelho, em frente a câmera, com algum amigo ou colega, grave áudios ou vídeos para verificar como está se saindo, avalie o tempo que está dedicando para cada resposta e se está conseguindo demonstrar sua aderência ao perfil da vaga.

🗨 Me conte: como você se prepara para entrevista de emprego? Que tal compartilhar alguma dica? 🙂

🚀🧡Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! #rumoaoprotagonismo

Conheça mais detalhes sobre os nossos programas e entre em contato.  

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#entrevistadeemprego #entrevistas #carreira #gestãodecarreiras #éfequê

======

Links consultados:

  • https://www.selftreinamentos.com.br/o-que-e-a-entrevista-por-competencias/
  • https://www.pagepersonnel.com.br/advice/management/dicas-para-atrair-e-recrutar-talentos/como-realizar-uma-entrevista-por
  • https://blog.solides.com.br/entrevista-por-competencia/
  • https://www.vagas.com.br/profissoes/saiba-como-usar-tecnica-star-na-entrevista-de-emprego/
  • https://www.linkedin.com/posts/sua-vaga-por-linkedin-not%C3%ADcias_como-as-empresas-avaliam-o-fit-cultural-activity-6999457808161083392-dzQP?utm_source=share&utm_medium=member_desktop
  • https://blog.foursales.com.br/referencias-profissionais/
  • https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-emprego/referencias-profissionais-porque-pedem-e-o-que-perguntam/#:~:text=Usada%20como%20uma%20ferramenta%20de,ou%20negativamente%2C%20pois%20possibilita%20a
  • https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/hora-de-contratar-como-fazer-oferta-um-novo-colaborador-rc
  • https://factorialhr.com.br/blog/carta-proposta-de-emprego/

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *