Desempenho, como você avalia o seu?

Desempenho, como você avalia o seu?

No post de hoje, vamos falar sobre gestão de desempenho e, mais especificamente, como fazer autogestão de desempenho. Você costuma gerir seu desempenho? Quer entender como funciona e obter dicas de como colocar em prática essa importante ferramenta para a gestão de sua carreira? Então, me acompanhe nessa publicação!

Gestão de Desempenho

Quando trabalhamos dentro de organizações que fazem gestão de desempenho, geralmente, esse processo tem início com a definição de expectativas entre colaborador, gestor e empresa; no decorrer é feito um acompanhamento do que está acontecendo e, posteriormente, ao final do ciclo, é feita a avaliação de desempenho e o colaborador recebe a devolutiva do que e de como foi avaliado.

No processo de definição de expectativas costumam ser considerados fatores como: tarefas, prazos, comportamentos e resultados esperados. Na fase de acompanhamento, o colaborador reporta para o gestor como as coisas estão caminhando e o gestor supervisiona e fornece o suporte necessário. Na última etapa, a de avaliação, o colaborador é avaliado de acordo com os itens estipulados/alinhados no início do ciclo.

O processo anteriormente citado pode ser adaptado para fazermos nossa autogestão de desempenho.

Autogestão de Desempenho

Você costuma avaliar seu desempenho de uma maneira efetiva e utilizando métricas ou faz isso de maneira informal e subjetiva? Caso você deseje fazer isso de maneira mais estratégica, compartilho abaixo algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa.

1º Modelo de Autogestão de Desempenho – Modelo Tradicional

Etapa 1 – Defina suas expectativas:

  • O que você quer desenvolver/atingir?
  • Quais competências técnicas/comportamentais almeja potencializar/desenvolver?
  • Como fará isso?
  • Dentro que quanto tempo?

 Etapa 2  Acompanhamento:

Além de métrica e prazo alinhado com seu objetivo final, estipule também um prazo e uma métrica que te permita avaliar, no meio do percurso, se está no caminho certo.

Exemplo: se seu objetivo é emagrecer 6 kg dentro de 6 meses, o ideal é que dentro de 3 meses (metade do caminho) você já tenha eliminado 3 kg. Caso isso não tenha acontecido, será necessário você rever estratégias e/ou prazos definidos anteriormente.

Etapa 3  Avaliação:

Avalie o que funcionou e o que deu errado. Acredito que as perguntas abaixo poderão te ajudar:

  • Você conseguiu realizar aquilo que tinha planejado?
  • O que você deve conservar?
  • O que precisa melhorar?
  • O que não funcionou e o que precisa ser eliminado?

Para finalizar, considerando as atividades que você se propôs realizar, sugiro que avalie seu desempenho como:

1) Acima do esperado;

2) Dentro do esperado;

3) Atingiu o que era parcialmente esperado;

4) Abaixo do esperado.

Após essa avaliação, identifique, por qual motivo a atividade X ficou abaixo do esperado? O que pode fazer para melhorar ou mudar isso? E, por qual razão a atividade Z foi apenas atendida parcialmente? O que faltou fazer? Como pode reverter isso?

2º Modelo de Autogestão de Desempenho – OKRS

Outro modelo que sugiro que você adote é o da Gestão de Desempenho por meio de OKRS. Em artigo publicado no site do GPTW, o redator Bruno ARINS definiu OKR como:

“OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-chave) é um modelo de gestão de desempenho ágil baseado em metas concretas e mensuráveis em ciclos curtos. Por sua linguagem simples, a metodologia funciona como uma ferramenta de comunicação interna ao alinhar, integrar e engajar diferentes equipes em torno de objetivos em comum relacionados à missão, aos valores e à estratégia corporativa da empresa.”

 No blog da empresa MicroPower, OKR foi definido como:

“O nome OKR está diretamente relacionado ao funcionamento da metodologia, facilitando a elaboração dessas metas. Veja o que cada elemento do nome quer dizer!

Objectives

Os objetivos são um direcionamento claro do que a pessoa pretende realizar ou alcançar. Eles devem ser diretos e específicos, mas também precisam ser alcançáveis, mantendo o indivíduo concentrado no seu cumprimento.

Key results

Os resultados-chave servem de parâmetro para se determinar o quanto a pessoa está perto de alcançar um objetivo. Sendo assim, são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.”

 Ainda no Blog citado anteriormente, são apresentados exemplos de como podemos aplicar/definir OKR pessoais. Veja um exemplo a seguir:

Objetivo: Ser mais saudável

KR1: emagrecer 2 kg;

KR2: diminuir 5% da gordura corporal;

KR3: praticar exercícios físicos 3 vezes por semana.”

O profissional Denisson Vieira, em seu treinamento Jornada da Gestão Ágil, apresentou um modelo para escrever OKR que, na minha visão, complementa as dicas mencionadas acima:

“Vamos objetivo, e saberemos se fomos bem sucedidos se conseguirmos Resultados Chave, Resultados Chave e Resultados Chave. “

Se aplicássemos esse modelo para escrever OKR, ao objetivo de ser mais saudável, ficaria assim:

Vou ser mais saudável, e saberei que tive êxito se conseguir emagrecer 2kg, diminuir 5% da gordura corporal e praticar exercícios físicos 3 vezes por semana dentro de até 6 meses.

Após escrever o seu Modelo de OKR, é recomendado que estipule quais atividades você precisará realizar para alcançar o que foi definido. Assim que a lista estiver elaborada, ordene de acordo com o que é prioridade e mãos à obra.

Lembre-se de que é muito importante, assim como no modelo anterior, acompanhar, fazer ajustes e adaptações sempre que necessário.

Após fazer sua autogestão autoavaliação de desempenho, você pode construir seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Quer saber como? Clique aqui.

🗨 Me conte:

Você costuma fazer a gestão/avaliação do seu desempenho? Já conhecia os modelos que sugeri aqui no post? Com essas dicas, ficou mais fácil colocar isso em prática e tomar as rédeas do seu processo de desenvolvimento?

Links consultados:

Artigo em Hashtags:

#desenvolvimentohumano #gestãodedesempenho #autogestão #okrs #PDI

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *