Compreenda a importância da VULNERABILIDADE e desafie o PERFECCIONISMO!

Compreenda a importância da VULNERABILIDADE e desafie o PERFECCIONISMO!

Olá, pessoal! Tudo bem?

✅ No post de hoje, compartilho algumas informações interessantes que obtive por meio da leitura do livro: “A Coragem de Ser Imperfeito”, da autora Brené Brown.

CORAGEM tem a ver com VULNERABILIDADE?

Brené Brown é pesquisadora da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, e mundialmente conhecida por ser uma grande estudiosa da vulnerabilidade. De forma resumida, a proposta do livro é mostrar aos leitores que ser corajoso não é ser perfeito. Pelo contrário, a autora nos convida a tomarmos consciência do sentimento da vergonha e a desenvolvermos estratégias para lidarmos com ele.

VULNERABILIDADE não é expor sua vida para TODO MUNDO!

Em tempos de redes sociais, em que muitas pessoas, infelizmente, acreditam que seu valor está ligado à aprovação dos demais, ela faz questão de deixar claro que ser VULNERÁVEL não é contar suas angústias para qualquer pessoa:

“Vulnerabilidade tem a ver com compartilhar nossos sentimentos e nossas experiências com pessoas que conquistaram o direito de conhecê-los. Estar vulnerável e aberto passa pela reciprocidade e é uma parte integrante do processo de construção da confiança.”

Complementando, ela nos orienta a dividir nossas vulnerabilidades com pessoas que irão compreender e nos apoiar em nosso processo de evolução, ao invés de nos julgarem.

PERFECCIONISMO x CORAGEM DE SER IMPERFEITO

Segundo a autora, o perfeccionismo é um escudo de 20 toneladas que muitos carregam, acreditando ser uma proteção. No entanto, ele impede que essas pessoas sejam vistas e experimentem inúmeras vivências. Se você é perfeccionista, é possível que se identifique com alguns dos pensamentos abaixo:

  • “Ainda não sei o suficiente, preciso me preparar mais!”
  • ” E se eu errar?”
  • ” O que as pessoas vão pensar”?

Sem dúvida, é muito importante nos prepararmos, estudarmos e buscar a excelência naquilo que fazemos, mas o desenvolvimento também ocorre durante o percurso, por meio da prática. É uma combinação de teoria e prática. Precisamos praticar, avaliar o que pode ser melhorado e fazer os ajustes necessários. Isso só é possível por meio da exposição, enfrentando as incertezas e aprendendo com os erros.

Ainda em relação ao perfeccionismo, uma reflexão importante que Brené compartilha conosco é que os perfeccionistas tendem a vincular sua autoestima ao que realizam. Devido a isso, quando recebem uma crítica, podem acreditar que, como pessoas, não têm valor. Em outras palavras, transferem sua autoestima para o que os outros pensam sobre o que realizaram. Para os perfeccionistas, a grande ‘tarefa’ é procurar entender que a crítica/opinião das pessoas diz respeito a algo que eles fizeram (um trabalho que executaram ou um produto que criaram) e que isso não define quem eles são.

“Quando nossa autoestima não está em jogo, estamos muito mais dispostos a ser corajosos e a correr o risco de mostrar nossos dons e talentos”.

“A autovalorização nos inspira a ser vulneráveis, a compartilhar sem medo e a perseverar. Por outro lado, a vergonha nos mantém atrofiados, tímidos e medrosos”.

O que é a VERGONHA? Como SUPERÁ-LA?

A vergonha pode ser definida como um sentimento ligado ao medo de perder conexão, vínculo ou de não sermos aceitos. Portanto, é natural que tenhamos esse receio quando nos deparamos com ela, pois não queremos ser rejeitados. Mas, então, como lidar com a VERGONHA? Segundo a autora, a resposta está na RESILIÊNCIA. Ela sugere quatro passos para alcançar essa resiliência:

” 1. Reconhecer a vergonha e compreender seus mecanismos. Vergonha é biologia e biografia. Você é capaz de reconhecer fisicamente quando está passando vergonha e descobrir que mensagens e expectativas a desencadearam?

2. Praticar a consciência crítica. As mensagens e expectativas que estão governando a sua vergonha passam por um teste de realidade? Elas têm a ver com o que você deseja ser ou correspondem a uma suposição do que os outros precisam ou querem de você?

3. Ser acessível. Você reconhece a sua história e a compartilha com alguém? A pessoa não poderá vivenciar a empatia se não estiver conectada com outros indivíduos.

4. Falar da vergonha. Você conversa sobre como se sente e pede o que necessita quando está com vergonha?”

CORAGEM não é a ausência de FRACASSOS!

No livro, Brené compartilhou cases e algumas de suas experiências sobre como lidou com a vergonha e a vulnerabilidade. Ela contou que, antes de subir ao palco do TED, repassou algumas frases motivacionais, mas ao encerrar a palestra, sentiu-se imersa na vulnerabilidade. Embora suas palestras não tenham sido perfeitas, na opinião da autora, ela sabia que tinha dado o melhor de si. Assim, foi corajosa, enfrentou a vergonha e o medo e transmitiu sua mensagem para milhões de pessoas. Afinal, em suas palavras:

” … a coragem começa a abrir caminho quando nos mostramos e nos permitimos ser vistos”.

” O desejo de nos expor nos transforma. Ele nos torna um pouco mais corajosos a cada vez.”

Neste resumo, destaquei os pontos que achei mais interessantes, especialmente em relação ao sentimento da vergonha, à importância de ser vulnerável com pessoas de confiança, à compreensão de que nosso valor não está ligado às opiniões alheias e à necessidade de lidar com incertezas, erros e exposições emocionais.

Se você gostou desse resumo, recomendo que leia o livro. Nele, a autora oferece dicas sobre como utilizar esses conceitos em várias áreas, como educação, cultura empresarial, criação de filhos, entre outros. Você irá adquirir informações valiosas para aplicar em diferentes aspectos da vida.

✨Espero ter contribuído para você entender um pouco mais sobre coragem e vulnerabilidade. Vamos enfrentar os desafios da vida de forma mais autêntica e corajosa?

🗨 Me conte: você já leu esse livro sobre o qual comentei no post? Caso sim, comente qual informação, dica ou conhecimento você mais gostou de ter aprendido com essa leitura.

🧡🚀Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! Conheça nossos programas e entre em contato.  

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#vulnerabilidade #coragem #perfeccionismo #autoconhecimento #éfequê

====

Fontes:

📚 Livro: A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown.

💻 Link consultado:👇🏻

✔ https://www.youtube.com/watch?v=yPY7uF5Yle8

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *