Guia rápido para produção de conteúdo no LinkedIn

Guia rápido para produção de conteúdo no LinkedIn

Olá, tudo bem?

✅ No post de hoje trago um guia rápido para contribuir com quem deseja produzir conteúdo no LinkedIn. No início da publicação vamos refletir sobre a importância da produção de conteúdo na rede; na sequência, sobre o que impede muitas pessoas de escreverem no LinkedIn e finalizaremos com algumas dicas para ajudar quem deseja produzir conteúdo na maior rede social profissional do mundo.

A importância da produção de conteúdo no LinkedIn

Eu não acredito que todos devam produzir conteúdo no LinkedIn, pois existem outras maneiras de se movimentar na rede que também são efetivas. Conheço pessoas extremamente competentes, que são referência em suas áreas de atuação e que não escrevem uma linha de conteúdo no LinkedIn.

Porém, produzir conteúdo é um diferencial, pode ser uma maneira de se destacar, ganhar autoridade na área que atua, divulgar seu trabalho, contribuir com sua rede compartilhando conhecimentos e construir/gerenciar marca pessoal.

Quando estou falando sobre o LinkedIn com meus clientes e, mais especificamente, sobre a produção de conteúdo nessa rede, gosto de comparar nosso perfil no LinkedIn com uma vitrine que nos possibilita mostrar nossos diferenciais e que pode sim nos abrir algumas portas para realização de networking, contatos profissionais, convites para processos seletivos e/ou oportunidades de parceria.

Contudo, vale aqui uma observação importante: uma vitrine atrativa pode gerar esses contatos, mas no decorrer as coisas só se sustentarão com as entregas, experiência, comprometimento e dedicação.

O que impede algumas pessoas de escreverem no LinkedIn?

Em meus atendimentos percebo que as pessoas que desejam escrever, mas ainda não o fazem, são impedidas, principalmente, pelo medo de errar e de não agradar. Algumas delas, também têm dúvidas sobre quais temas abordar em suas publicações, formato e frequência ideal para postar esses conteúdos.

Antes de produzir conteúdo, considere os itens abaixo:

Não existe fórmula, você vai encontrar o que funciona para você!

Realmente, eu não acredito em fórmulas. Mas, sugiro que faça alguns testes sobre formatos, frequência de postagem/publicação, temas e veja com o que mais se identifica. Com a prática, você encontrará o seu jeito de produzir conteúdo no LinkedIn.

Sua forma de produzir conteúdo é única!

Mesmo que várias pessoas de sua área de atuação já falem sobre o assunto que deseja falar, isso não é algo com o que você deva se preocupar. Visto que sua trajetória, forma de ver o mundo e experiências são únicas. Então, seu jeito de produzir conteúdo, mesmo que seja sobre um tema bastante “explorado”, também será único!

É impossível agradar a todo mundo!

Vai ter gente que vai gostar da sua forma de escrever, dos seus vídeos, dicas, posts e outros não. E, tudo bem! Assim como você não se identifica com o conteúdo que algumas pessoas produzem. Portanto, minha sugestão é para que siga sua verdade! Com o tempo, você vai ganhar espaço na rede e construir/fazer parte de uma comunidade.

Desapague de métricas, likes e haters

Claro que desapegar não é fácil, já que todos nós gostamos de reconhecimento. Porém, se você se “apegar” ao número de curtidas, possivelmente isso vai te aprisionar e afetar sua saúde mental. Quando produzimos conteúdo no LinkedIn, nossa intenção é compartilhar conhecimento, dicas, gerenciar marca pessoal, ajudar nossa rede e construir uma comunidade baseada em muitas trocas e aprendizados. Portanto, sugiro que esse seja o seu norte.

Dicas para te ajudar a dar o primeiro passo e produzir conteúdo aqui na rede

  • Enfrente seus medos! Eu me sentia insegura e tinha receio de produzir conteúdo. O que fiz? Comecei aos poucos! Primeiro compartilhando conteúdo produzido por outras pessoas (certifique-se de que a fonte seja confiável), depois comecei a fazer alguns comentários breves junto com o conteúdo que compartilhava, até que fiz a minha primeira publicação aqui. Mas, antes disso, eu já publicava artigos no Blog da empresa que atuava e, nessa época, a responsável pelo Marketing fazia a revisão do conteúdo e compartilhava dicas comigo. Isso me ajudou muito – Obrigada, Ana! Sim, ainda tenho receio, sei que muitas vezes devo cometer erros gramaticais, mas sigo aprendendo e tentando evoluir sempre. Portanto, complementando a dica 1: conte com o apoio de alguém de sua confiança para fazer uma revisão ou te dar um feedback, no meu caso isso foi super útil e me senti mais segura para avançar.
  • Defina público-alvo, objetivo, tema principal de suas publicações e subtemas que poderá abordar. Exemplo: se você atua na área industrial, pode definir como seu público-alvo os profissionais que atuam na área industrial. E, supondo que deseja solidificar sua marca pessoal como a de alguém que é referência nesse segmento, o tema principal abordado por você poderá ser: gestão industrial. Subtemas poderão ser: liderança, processos, negócios, sistemas produtivos, transformação digital e inovação na indústria, e assim por diante.
  • Estipule com que frequência fará suas publicações e formatos que deseja utilizar: post, artigo, vídeo, imagens, newsletter.
  • Invista em qualidade, consistência e persistência. Quando pensamos em produção de conteúdo no LinkedIn isso tem a ver com criar uma comunidade para trocas, mas se você posta algo a cada 6 meses, vai ser difícil criar esse senso de comunidade.
  • Busque inspiração! O LinkedIn tem várias listas de profissionais que podemos seguir aqui na rede para nos inspirar em relação à produção de conteúdo. Vou deixar alguns links no item a seguir. Além disso, alguns profissionais dão dicas sobre produção de conteúdo, então não vai ser por falta de inspiração e de dicas sobre como fazer.

✔ Links de algumas listas de Top Voices e Creators no LinkedIn:

https://www.linkedin.com/pulse/linkedin-top-voices-quem-s%C3%A3o-de-onde-vieram-como-de-oliveira/?originalSubdomain=pt

https://www.cnnbrasil.com.br/business/linkedin-top-voices-saiba-quem-sao-os-10-influenciadores-brasileiros-da-lista/

https://www.linkedin.com/pulse/linkedin-top-voices-next-gen-10-perfis-de-jovens-profissionais-?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_recent_activity_details_shares%3BC9QHmpYqQQKkCuM8iY4ipg%3D%3D

https://www.linkedin.com/pulse/linkedin-top-voices-carreira-20-perfis-para-seguir-se-?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_recent_activity_details_shares%3BC9QHmpYqQQKkCuM8iY4ipg%3D%3D

https://www.linkedin.com/pulse/conhe%C3%A7a-os-100-participantes-do-programa-de-creators-brasil-claudia?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_recent_activity_details_shares%3BC9QHmpYqQQKkCuM8iY4ipg%3D%3D

✔ Alguns profissionais que falam sobre produção de conteúdo:

https://www.linkedin.com/in/dimitri-vieira/

https://www.linkedin.com/in/brunacosenza/

https://www.linkedin.com/in/flaviagamonar/

✔ Sugestão de livro sobre produção de conteúdo:

📚Unique Stories – Flavia Gamonar.

✔ Sugestão de artigo sobre produção de conteúdo:

https://www.linkedin.com/pulse/4-dicas-para-produzir-conte%C3%BAdo-o-linkedin-como-um-mesmo-oliveira/?originalSubdomain=pt

✨Espero que essas reflexões e dicas ajudem quem deseja produzir conteúdo. Caso isso aconteça, por favor, me marque em sua primeira publicação, ficarei feliz em saber que contribuí com você! =)

🗨 Me conte: você produz conteúdo no LinkedIn? Caso sim, quais dicas pode compartilhar com quem deseja produzir conteúdo nesta rede?

🚀🧡Quer ser protagonista da sua vida profissional? A éfequê vai te preparar para assumir a gestão de sua carreira e do seu processo de desenvolvimento! #rumoaoprotagonismo

Conheça nossa Consultoria sobre LinkedIn!

Possui uma necessidade mais específica? Sabia que na éfequê carreiras e desenvolvimento você pode contratar Sessões de Aconselhamento/Consultoria de Carreira individuais e desenhadas sob demanda? 🧡🚀

Para conferir meus outros artigos, clique aqui! Você também pode assinar minha newsletter para não perder artigos novos.

#linkedin #produçãodeconteúdo #creators #carreira #éfequê #AssuntoDaSemana

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *