COLABORADORES na era da COLABORAÇÃO

COLABORADORES na era da COLABORAÇÃO

A colaboração está em alta! Possivelmente, você deve ter notado que a maioria dos anúncios de vagas de emprego solicitam perfil colaborativo e que a colaboração é uma das Soft Skills mais desejadas pelas empresas.

Mas, por que a colaboração é tão importante? Será que todos somos colaborativos ou colaboramos da mesma maneira? Nas empresas, todos estão conseguindo colaborar? Existem ambientes que favorecem a colaboração? Como ser uma pessoa mais colaborativa?

São tantos os questionamentos que surgem em relação ao tema, não é mesmo? Vou tentar organizar alguns deles para analisarmos juntos os principais tópicos e também conto com sua 
COLABORAÇÃO nos comentários! Vamos lá!

Por que a colaboração é tão importante?
Quando pensamos em um time de futebol, uma banda ou uma orquestra sinfônica fica nítido o motivo pelo qual a colaboração é imprescindível, certo? Cada indivíduo tem um papel e cumpre uma função que vai impactar no todo, no resultado geral. No ambiente empresarial isso não é diferente! Cada colaborador, independente da área, irá contribuir para o alcance das metas e para que a empresa obtenha os resultados desejados. Embora a colaboração seja muito valorizada, sabemos que a competitividade está presente no ambiente corporativo. Então, como estimular a colaboração e não a competitividade? Existem ambientes que favorecem isso?

A força da cultura da empresa e a importância do Fit Cultural
Por muito tempo, as empresas foram regidas por hierarquias bem definidas, gerenciadas de forma vertical e os departamentos bem segmentados, atuando de forma independente, o que pode ter contribuído para um ambiente que favorecia competições internas.
Atualmente, vemos muitas empresas se posicionando com um estilo de gestão mais horizontal, menos hierarquizado, departamentos atuando de forma colaborativa, ações mais alinhadas em prol dos objetivos da empresa. O famoso lema sendo colocado em prática: “juntos somos mais fortes”.
Para que a cultura de colaboração de uma empresa seja forte ela deve ser praticada no dia a dia, partindo do CEO e incluindo todos os colaboradores.
Não é por acaso que a avaliação de fit cultural vem ganhando espaço nos processos seletivos, pois o alinhamento aos valores da empresa é realmente importante. Por exemplo, se uma empresa X que valoriza o trabalho em equipe contrata alguém que tem uma atuação independente e mais focada em seus próprios resultados isso poderá impactar negativamente na cultura dessa empresa, principalmente se essa pessoa for um líder.

Para sua empresa, você é um Colaborador?
Discurso x Prática
Em artigo publicado no site Economia SCMarcelo Vieira Martins (Ceo da Unicred União) escreveu sobre os termos que são utilizados pelos gestores para fazerem referência aos membros de sua equipe (empregados, funcionários e colaboradores) e definiu colaborador conforme abaixo:

“Colaborador: a palavra vem do latim collaboro, que significa laborar junto, trabalhar lado a lado. É uma definição mais inclusiva e sinaliza como empregado e empresa podem se relacionar de uma maneira mais abrangente e com significado. Se há uma alguma afinidade de visão sobre “por que estamos fazendo isso? ”, um se preocupa com o outro, um cuida do bem-estar do outro e ambos se beneficiam com os resultados.

Na empresa que você trabalha o termo colaborador, conforme foi citado acima, é praticado ou apenas um discurso?

Existem ambientes que favorecem a COLABORAÇÃO?
Escritórios
Os escritórios sem divisórias tornaram-se populares e ficaram famosos por estimular a colaboração. Porém, há alguns anos começaram a surgir estudos que mostraram o contrário disso. Ou seja, eles podem diminuir a produtividade e até gerar estresse. Em seu livro “O Poder dos Quietos”, a autora Susan Cain faz o seguinte relato:

“Descobriu-se que os escritórios abertos reduzem a produtividade e enfraquecem a memória. Eles são associados com alta rotatividade de funcionários. Deixam as pessoas doentes, hostis, desmotivadas e inseguras”.

Na pandemia, muitos profissionais mencionaram que o modelo de trabalho em home office aumentou sua produtividade, entretanto o bem-estar dos trabalhadores não andou de mãos dadas com esse aumento. Claro que não existe um modelo que garanta 100% a produtividade dos colaboradores e entendo que aí está o X da questão: é importante que as empresas conheçam os perfis dos seus colaboradores para que assim possam ajudá-los na gestão de sua produtividade.
Acredito que os espaços de trabalho híbridos são mais interessantes, pois oferecem lugares de convivência para trocas e interações e reservados para quem quer se concentrar ou prefere trabalhar sozinho.

Segurança Psicológica pode contribuir para a colaboração
De forma bem resumida, segurança psicológica é propiciar um bom clima organizacional, de respeito e inclusão, que permita que todos possam emitir opiniões e contribuições de forma segura, sem o risco de preconceitos, chacotas e/ou reprovações. Portanto, investir em segurança psicológica é também investir na colaboração entre as equipes.

Exemplos de duas áreas que utilizam bem a COLABORAÇÃO
Marketing
No Marketing, algo que está muito em alta são as ações de colaboração entre as marcas, portanto, a colaboração vai além de uma única empresa e/ou equipe e agora acontece também entre mercados e áreas diversas. Para saber mais, clique e leia o artigo do 
João Branco do Méqui no qual ele explica como funciona uma “COLLAB”.

Tecnologia da Informação
Na área de Tecnologia, a colaboração faz parte do dia a dia, existem muitas comunidades e fóruns nos quais os profissionais trocam informação e literalmente colaboram para o desenvolvimento de alguma melhoria em um determinado projeto e/ou código por exemplo. Para conhecer algumas dessas comunidades 
clique aqui.

Abaixo, veja também algumas ferramentas e metodologias que favorecem a colaboração entre os membros de equipes:

tps://www.hostinger.com.br/tutoriais/ferramentas-colaboracao-online

https://www.zendesk.com.br/blog/ferramentas-de-colaboracao/
    
Quem disse que seria fácil?
Colaborar pode ser algo mais fácil para algumas pessoas e muito desafiador para outras.
Monica Magalhaes, especialista em inovação e transformação digital, escreveu sobre isso e comentou a cerca das diferentes experiências por nós adquiridas ao longo da vida e, consequentemente, diferentes habilidades desenvolvidas. Segundo ela, algumas pessoas até por questão de sobrevivência precisaram ser autossuficientes e não colaborativasE, agora, precisarão desprender-se de algo que fez sentido por muito tempo, reprogramar, aprender e desenvolver novas habilidades.
A especialista destacou a confiança como outro ponto importante para a colaboração. De acordo com ela, para que existam trocas será necessário uma base alicerçada por meio de relacionamento e confiança.
Monica ainda ressaltou a importância do autoconhecimento:

“O autoconhecimento ajuda a dar passos largos no aprendizado de novas habilidades, invista tempo em se conhecer.”

Portanto, sabendo da importância do autoconhecimento, finalizo nossa conversa sobre Colaboração com as indagações abaixo buscando contribuir com seu processo de autoanálise.

Indagações para autoanálise

Qual a importância da colaboração para você, em sua vida profissional e pessoal?
Qual foi a última vez que contribui com sua equipe, pares, colegas, comunidade e/ou com o mercado?
Você colabora voluntariamente ou só quando é solicitado?
Você gosta de colaborar?
Tem dificuldade? Caso sim, quais são os fatores que tornam esse processo mais difícil para você?
Você prefere colaborar com ideias, protótipos (algo mais prático) e/ou ações?
Prefere colaborar oralmente ou de maneira escrita?
Prefere colaborar em reuniões presenciais ou virtuais?
Você é mais produtivo em ambientes abertos, híbridos ou gosta mesmo é de ter o seu cantinho?
Consegue atuar de forma focada mesmo em ambientes abertos ou as interrupções minam sua produtividade?

Boa sorte e sucesso em sua jornada!

#colaboração #softskills #autoconhecimento #carreira #desenvolvimentohumano

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *