Constatações sobre o mercado de trabalho atual e perguntas para ajudar você a refletir se está no papel de ESPECTADOR ou PROTAGONISTA da sua carreira?

Constatações sobre o mercado de trabalho atual e perguntas para ajudar você a refletir se está no papel de ESPECTADOR ou PROTAGONISTA da sua carreira?

Infelizmente, não fomos educados para cuidar de nossa carreira, mas há tempo para aprender! Abaixo, apresento algumas constatações sobre o mercado de trabalho atual e algumas perguntas para te ajudar a refletir se está no papel de espectador ou protagonista da sua carreira.

CONSTATAÇÕES

✔ O mundo está mudando de forma cada vez mais veloz. Na pandemia, foi possível observar isso, em poucos dias as empresas tiveram que migrar seus processos de vendas de lojas físicas para plataformas digitais, preparar e possibilitar que seus colaboradores trabalhassem de forma remota e segura. Esse é só 1 exemplo!
✔ A interação homem-máquina faz e fará cada vez mais parte de nossas vidas.
✔ As empresas sabem da importância da transformação digital e os profissionais de TI também sabem que a área que comandam deve ser parte da estratégia do negócio, pois essa é uma condição para qualquer empresa que deseja se manter no mercado.
✔ O famoso acrônimo VUCA, utilizado para definir o mundo em que vivemos, já foi substituído por BANI.
✔ Nossa carreira não tem mais uma trajetória pré-definida (estágio, cargo de analista, especialista, supervisor, coordenador, gerente, diretor), não é mais linear, mas cíclica. Ela será composta cada vez mais de ciclos curtos e de etapas de crescimento mais horizontais que verticais.
✔ Formação acadêmica continua sendo importante, mas para muitas áreas ela já não é imprescindível, uma vez que não consegue acompanhar o ritmo da demanda de mercado. Para suprir essa necessidade, surgiram as “escolas disruptivas” oferecendo formações mais breves, cursos de curta duração e que envolvem atividade prática. Além disso, quem não seguir estudando ficará fora do mercado, o Lifelong Learning veio para ficar.
✔ Muitas profissões valorizadas atualmente, não existiam há poucos anos: youtuber, influenciadores digitais, chefe de mídias sociais, entre tantas outras. Assim como profissões que serão importantes daqui a alguns anos não foram criadas ainda.
✔ Os profissionais querem muito mais do que um emprego ou estabilidade, querem oportunidades de desenvolvimento, salário atrativo, benefícios, reconhecimento, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e desafios.
✔ A atuação remota possibilita que muitas pessoas trabalhem para empresas fora do Brasil, ou seja, reter os talentos é, e seguirá sendo, um grande desafio para as organizações.
✔ O Trabalho aliado ao propósito é outro fator de destaque! Muitos profissionais não aceitam trabalhar em empresas que não aportem valor e que não estejam engajadas com causas sociais, ambientais, inclusão e/ou outros temas que considerem importantes.
✔ Devido a longevidade e por todos os motivos já relatados acima, teremos várias carreiras ao longo de nossa vida; podendo ser tocadas em paralelo ou não.

PERGUNTAS
✔ Você terceiriza a gestão de sua carreira? Se sim, por qual razão?
✔ Para você, sua carreira se resume ao seu cargo atual?
✔ As pessoas te conhecem como o Fulano da empresa XYZ? E se você for desligado, como elas vão se referir a você?
✔ Você tem gerenciado sua marca pessoal?
✔ Você tem um perfil no LinkedIn? Utiliza a rede? Sabe como utilizar o LinkedIn de maneira efetiva?
✔ Seu currículo está atualizado?
✔ Você cuida de seu networking?
✔ Tem participado de eventos ou feito cursos?
✔ Está por dentro das novidades nos processos seletivos? Já fez um vídeo-currículo?
✔ Participou de algum processo seletivo recentemente?
✔ As pessoas te indicam para oportunidades?
✔ Seu nome é uma referência dentro de sua área de atuação?
✔ Você, geralmente, presta algum tipo de apoio/suporte aos seus colaboradores que foram desligados?
✔ Faz do feedback uma prática constante?
✔ Investe em seu desenvolvimento pessoal?
✔ Sabe quais são seus diferenciais?
✔ Tem um Plano B ou já está pensando no seu projeto Multicarreiras?
Dá atenção as pessoas que te abordam no LinkedIn?
Compartilha conhecimento com pares, colegas, subordinados e com sua rede?

🗨 Me conte: qual foi o resultado da sua análise? Acredita que já assumiu o papel de Protagonista de sua carreira? Acrescentaria mais alguma pergunta para reflexão?

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *