Lifelong Learning e Mindset: como ser um eterno aprendiz?

Lifelong Learning e Mindset: como ser um eterno aprendiz?

Lifelong Learning nada mais é do que o processo de aprendizado contínuo, ou seja, não nos limitamos apenas à educação formal, aprendemos, estudamos e nos aperfeiçoamos de maneira constante.

Mas, o que Mindset tem a ver com isso?

Quando pensamos em gestão de carreira, mercado de trabalho e futuro do trabalho sabemos que uma das características desejadas no ambiente corporativo e por quem quer ser protagonista da sua vida profissional é justamente a habilidade de aprender de modo contínuo. Por isso, achei importante trazer uma reflexão sobre nossas crenças, também denominadas Mindset.

Segundo Carol S. Dweck, em seu livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, existem dois tipos de Mindset: o fixo e o de crescimento e nós temos elementos de ambos.

dica de leitura

Mindset pode ser definido como um conjunto de crenças que absorvemos ao longo de nossa vida, influenciados por nossos pais, familiares, ambiente escolar, sociedade e que se tornaram verdades para nós, quase um decreto. Em seu livro, Carol fez questão de separar bem os dois tipos de Mindset para ficar mais claro e nos ajudar a identificá-los.

Pessoas com Mindset fixo acreditam que suas características, inteligência e habilidades são imutáveis. Para elas, o sucesso tem a ver com provar seu talento ou inteligência. Consideram o fracasso uma prova de sua incompetência e, por isso, tendem a evitar desafios. Também enxergam o esforço como algo negativo e infrutífero.

Pessoas com Mindset de crescimento acreditam que podem mudar suas características, aumentar sua inteligência e aprender novas habilidades.  Para elas, o sucesso tem a ver com desenvolvimento e aprendizado. Consideram que com esforço, dedicação e estratégia é possível evoluir. Gostam de desafios já que sempre buscam aprender. Lidam melhor com os erros, pois não os encaram como uma prova da sua incompetência, mas sim como uma mensagem que precisam aprender mais, entender o motivo de não terem conseguido e então traçar uma nova estratégia.

Voltando para a relação entre Lifelong Learning e Mindset fica claro que para evoluirmos na questão do aprendizado deveremos adotar um Mindset de crescimento, assim iremos nos interessar e nos esforçar para aprender coisas novas e seremos eternos aprendizes.

É possível mudar o Mindset?

Segundo Carol Dweck podemos substituir nossas crenças, mas não as eliminar; não é um processo rápido, mas sim é possível.

 Dicas (baseadas no livro de Carol Dweck) para mudança de Mindset:

O primeiro passo é aceitar que sim, todos temos os dois Mindset: fixo e de crescimento. E, eles podem se manifestar em áreas diferentes de nossa vida: uma pessoa pode ter um Mindset fixo na vida pessoal e um Mindset de crescimento na vida profissional ou vice-versa.

O segundo é identificar os gatilhos que despertam ou ativam nosso Mindset fixo e refletir sobre as suas consequências: o que acontece, o que pensa, sente e faz quando ele é ativado? Como ele afeta você e as pessoas com as quais convive?

O terceiro passo é, já ciente dos gatilhos e das consequências, reprogramar a sua mente, substituindo as suas crenças de Mindset fixo pela visão do Mindset de crescimento. Uma estratégia é: questione-se! Por que seu Mindset fixo apareceu e por que está com medo? O que vai acontecer se você errar?

Neste processo, que não é mágico, mas fruto de muito autoconhecimento e auto-observação, aos poucos, o Mindset fixo vai sendo enfraquecido e o de crescimento ganha força e começa a ocupar o lugar das crenças limitantes.

🗨Me conte: gostou do artigo? Você já tinha feito esta reflexão sobre a relação entre Mindset e Lifelong Learning? Já analisou e questionou suas crenças? Atualmente, acredita que seu Mindset profissional é mais fixo ou de crescimento?

#lifelonglearning #mindset #carreira #futurodotrabalho #eternoaprendiz #aprender #protagonista #gestãodecarreira #mercadodetrabalho #consultoriadecarreira #dicasdecarreira #carreiras #carreirasedesenvolvimento #softskills #desenvolvimentoprofissional

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *